Costura

✂ Tipo de Costuras

19:59



Existem várias maneiras de juntar tecido na hora de fechar uma peça de roupa e cada tipo de costura influência no acabamento interno e as vezes externo. Hoje vou mostrar pra vocês alguns tipos de costura e o seus resultados no interior e no exterior da roupa e em quais tipos de peças elas podem ser aplicadas.

✂ Costura fechada
Esse é um dos tipos de costura mais rápidos e comuns. Para fazer essa costura, primeiro unimos as peças pelo lado avesso e depois overlocamos as bordas unidas da peças para fazer o acabamento.

✂ Costura aberta
Para fazer esse tipo de costura, primeiro overlocamos as peças. Depois, unimos as peças pelo lado avesso com costura reta. a pronta, utilizamos o ferro de passar para abrir as margens de costura, uma pra cada lado.

✂ Costura inglesa
Essa costura é muito comum em camisas e calças jeans, porém em calças jeans, são feitas em máquinas de braço. A margem de costura para conseguirmos fazer esse tipo de união deve ser de 1,5 cm. Para costurar desse modo devemos seguir um passo a passo assim:

  1. Primeiro costuramos as peças pelo lado direito com uma margem de 1 cm.
  2. Depois, escolhemos  uma das margens para retirar 0,5 cm. Pode cortar sem medo!
  3. Agora, na outra margem que não foi cortada, vamos virar 0,5 cm pra dentro, e passa-lo para vincar a dobra, deixando-a mais acomodada.
  4. Agora é só costurar na borda da dobrinha, por cima mesmo!

✂ Costura Francesa
Muita gente também conhece como costura embutida. Essa costura tem um excelente acabamento quando aplicada em tecidos transparentes como chiffon, seda e organza. Também pode ser utilizada como solução quando não há o interesse de overlocar o tecido.

  1. Primeiro costuramos as peças pelo lado direito do tecido, utilizando uma margem de 0,5 cm.
  2. Depois, esta margem deve ser virada para dentro, passamos a à ferro e costurá-la novamente utilizando uma margem de 0,5 cm, consumindo 1 cm de costura no total.
    Em tecidos finos, como os citados anteriormente, a costura faz um efeito interessante, pois pelo tecido ser transparente, na costura ele fica menos translucido, lembrando um viés. A costura francesa te dá um acabamento limpo, bonito e o melhor: sem costura de overloque aparecendo! ❤

✂ Costura Rebatida
   A costura rebatida, as vezes é confundida com a costura francesa, mas não são a mesma coisa não!
   Nessa costura, duas ou mais camadas de tecido são costurados com as bordas sobrepostas, de forma simples ou dobradas e unidas com uma ou mais fileiras de pontos, geralmente com pontos corrente.
Normalmente, essa costura é utilizada na a fabricação de peça do vestuário jeans ou outros tipos de tecidos pesados devido à forte resistência.

✂ Costura Sobreposta
   São dois ou mais tecidos sobrepostos, um sobre o outro, unidas perto da borda, com uma ou mais fileiras de pontos. Esse tipo de costura é muito usado para criar costuras mais resistentes para lingerie, camisetas, etc.

✂ Costura Plana
   Nessa costura, duas bordas de tecido, planas ou dobradas, são unidas e costuradas.
  O objetivo dessa costura é unir peças que não podem ter nenhuma espessura extra na costura, como cuecas ou roupas modeladoras e pode ser visto em peças de vestuário de malha muito fina, onde costuras sem volume são necessárias como aquelas camisetas da TriFil.
  O fio usado para conseguir esse feito suave é o fio looper. O fio deve ser suave, porém resistente e as vezes decorativo. Essa costura é chamada de costura plana, porque as bordas não se sobrepõem umas às outras. Os pontos usados pra conseguir essa costura são o zig zag, o ponto corrente ou o ponto de cobertura.



💎  O tipo de costura, de ponto e linha utilizada, variam de acordo com o material usado e influem na qualidade e na aparência da peça.
 Por esse motivo, é super importante conhecer vários tipos de costura, pra que servem,em que tecidos ou modelos podem ou devem ser usadas e suas variações para que você possa escolher o tipo de costura certa. Assim o trabalho sai bom e bonito.

You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE

Like us on Facebook